Os professores portugueses não sabem ensinar
Ricardo Araújo Pereira
Expresso – 20 janeiro 2023
Segue-se o documento:
|
|
|
Ano
Letivo 2022 /
2023 |
Monitorização e Avaliação da eficácia das MEDIDAS UNIVERSAIS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E
INCLUSÃO - MUSAI (Artigo
20.º do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho) |
|
Nome |
João Miguel Marques da Costa |
N.º |
99 |
Grupo/Turma |
23º GC |
|||
Idade |
50 |
Data
de Nascimento |
04/11/1972 |
|||||
Ase |
- |
Escalão |
- |
Retenções
anteriores |
- |
|||
CLASSIFICAÇÃO
FINAL DE PERÍODO |
||||||||||||||
Datas das avaliações |
P |
M |
EM |
Cdd |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.º Int novembro 2022 |
insuf |
insuf |
insuf |
insuf |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.º S janeiro 2023 |
insuf |
insuf |
insuf |
insuf |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.º Int ____/ __/
202___ |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.º S ____/ ____/
202___ |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DIFICULDADES
EVIDENCIADAS |
|||
|
Falta de pontualidade |
x |
Dificuldades na expressão/compreensão escrita |
|
Falta de assiduidade |
x |
Dificuldades na expressão/comunicação oral |
x |
Falta de atenção/ concentração |
x |
Dificuldades no cálculo mental |
x |
Falta de empenho nas tarefas propostas |
x |
Dificuldades no raciocínio abstrato |
x |
Fraca participação nas atividades escolares |
x |
Dificuldades de raciocínio lógico e na resolução de problemas |
|
Falta de hábitos/métodos de trabalho e de organização |
x |
Dificuldades na aquisição e na aplicação de conhecimentos |
|
Dificuldades na coordenação motora |
x |
Dificuldades na relacionação de conhecimentos |
|
Dificuldades na destreza física e motora |
x |
Dificuldades de relacionamento interpessoal/grupo |
|
|
|
|
a)
Diferenciação pedagógica (Indicar o nome das disciplinas) |
Transversal à totalidade das disciplinas |
b)
Acomodações curriculares (Assinalar com uma cruz (X) o tipo de
acomodações aplicadas) |
Indicar
as disciplinas por siglas |
||||||||||
P |
M |
EM |
Cdd |
|
|
|
|
|
|
|
|
A – Métodos e estratégias de ensino |
|
||||||||||
1 – Escolher textos de
acordo com o nível de leitura do aluno. |
x |
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
2 – Fornecer
referenciais ou ferramentas organizacionais. |
|
x |
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
3 – Utilizar exemplos
com imagens da vida real. |
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
4 – Usar exemplos
concretos ou suportes visuais no ensino de conceitos abstratos. |
|
x |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
5 – Utilizar esquemas e
outras formas de organização da informação que o aluno aprendeu. |
|
x |
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
6 – Sugerir mnemónicas. |
x |
|
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
7 - Verificar com
regularidade se o aluno compreende as instruções e os conteúdos lecionados. |
x |
x |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
8 – Outra(s): |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Data de aplicação: (Indicar o período de início da
aplicação das acomodações, ex.º 1S) |
(30 março) 1 setembro 2022 |
||||||||||
|
Indicar
as disciplinas por siglas |
||||||||||
|
P |
M |
EM |
Cdd |
|
|
|
|
|
|
|
B – Adaptação de materiais e recursos
educativos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 –
Disponibilizar material suplementar. |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 –
Propor a realização de uma mesma tarefa com diferentes materiais. |
|
x |
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
3 –
Adaptar a atividade ao tempo de concentração do aluno. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 –
Aplicar numeração sequencial de passos a percorrer. |
|
X |
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
5 –
Aplicar código de cores. |
x |
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
6 –
Outra(s): |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Data de aplicação: (Indicar o período de início da
aplicação das acomodações, ex.º 1S) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
C – Organização do espaço e do
equipamento |
|
||||||||||
1 -
Permitir a utilização de computador ou tablet. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 -
Permitir a utilização de equipamento ergonómico. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 -
Organizar o espaço de forma a permitir a visibilidade, acessibilidade e a
movimentação. |
x |
x |
x |
X |
|
|
|
|
|
|
|
4 -
Sentar o aluno à frente, próximo do professor. |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
5 -
Outra(s): |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Data de aplicação: (Indicar o período de início da
aplicação das acomodações, ex.º 1S) |
(30 março) 1 setembro 2022 |
||||||||||
C – Modalidades e instrumentos de
avaliação |
|
||||||||||
1 - Solicitar a
realização de outros trabalhos como complemento avaliativo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 - Aplicar pistas
visuais na prova escrita. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 – Diminuir o n.º de
questões e/ou a extensão dos textos na prova escrita. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 – Substituir questões
de resposta extensa por questões de resposta curta, completamento e restrita. |
x |
x |
x |
X |
|
|
|
|
|
|
|
5 - Possibilitar a
realização de provas orais em vez das escritas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6 - Realizar provas com
a consulta do manual. |
x |
x |
X |
x |
|
|
|
|
|
|
|
7 - Permitir o uso do
processador de texto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8 - Permitir o uso de
calculadora. |
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9 - Permitir a
utilização de um dicionário. |
x |
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
10 - Colocar na prova
lembretes de regras. |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
11 - Permitir a
realização de uma prova com outro limite de tempo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12 – Verificar, durante
a realização do teste, a necessidade de ler ao aluno uma ou outra questão. |
X |
x |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
13 – Dar instruções
individuais na compreensão do enunciado do teste. |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
14 – Realizar o teste em
sala à parte. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15 - Valorizar o
conteúdo em detrimento da forma. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16
- Despenalizar os erros ortográficos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17
– Aplicar a Ficha A (dislexia) na classificação das provas escritas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18
- Outra(s): |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Data de aplicação: (Indicar o período de início da
aplicação das acomodações, ex.º 1S) |
(30 março) 1 setembro 2022 |
c)
Enriquecimento curricular (Indicar as atividades, ex.º Clubes,
desporto escolar,…) |
O aluno parece não ser
capaz de corresponder às tarefas mais elementares, assim, não sugerimos
outras atividades que possam comprometer o desempenho nas que já se mostra
incapaz de cumprir. |
d)
Promoção do comportamento pró-social (Indicar as atividades, ex.º
Clubes, desporto escolar,…) |
Em
virtude da necessidade de promover o adequado comportamento pró-social,
sugere-se a participação no “Clube Manif”. |
e)
Intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos
grupos (Indicar
o tipo de apoios e a data de início) |
Apoio ao estudo e
acompanhamento direto em todas as atividades desempenhadas no Ministério da
Educação. |
Recursos específicos de apoio à
aprendizagem e à inclusão a mobilizar
(Art.º 11º) |
Ex.º Equipa local de intervenção
precoce, Equipa de saúde escolar do ACE/ULS, CPCJ, Centro de Apoio à
Aprendizagem, Assistentes operacionais, Técnicos especializados. Sugere-se o acompanhamento pelo Centro de Apoio à
Aprendizagem (nomeadamente na aquisição de alguns conceitos como: Tempo de
serviço; noções temporais – anos, meses, dias; progressão e noções
elementares de geografia). |
Observações: |
O aluno apresenta uma
atitude pouco cooperativa e alheado da realidade envolvente. Os seus comportamentos
são desadequados face aos estímulos que lhe são dirigidos, não revelando
noção das consequências dos mesmos. |
Medidas a adotar da responsabilidade do
aluno |
||||
|
(X) |
Avaliação |
||
1.ºS |
2.ºInt |
2.ºS |
||
Realização das tarefas propostas |
X |
insuf |
|
|
Participação nos trabalhos da aula |
X |
Insuf |
|
|
Organização dos materiais |
X |
Insuf |
|
|
Esforço na superação das dificuldades |
X |
Insuf |
|
|
Realização dos trabalhos de casa |
X |
Insuf |
|
|
Estudo sistematizado e sistemático |
X |
Insuf |
|
|
Assiduidade/ Pontualidade |
X |
Insuf |
|
|
Cumprimento das regras de funcionamento |
X |
Insuf |
|
|
Acréscimo da autonomia e da responsabilidade |
X |
insuf |
|
|
|
|
|
|
|
Avaliação:
Bom (B); Suficiente (Suf); Insuficiente (Insuf)
Intervenção do Encarregado de Educação |
|
Contacto mais frequente com o Diretor de Turma |
X |
Ação eficaz e articulada com as informações recebidas |
X |
Definição de um horário de estudo |
X |
Controlo da realização dos trabalhos de casa/ estudo |
X |
Verificação das Fichas de Avaliação/ outros trabalhos |
X |
Verificação sistemática da caderneta/ recados |
X |
Controlo do material necessário a cada disciplina, incluindo
a caderneta |
X |
Controlo da assiduidade /pontualidade |
X |
AVALIAÇÃO GLOBAL
|
Autoavaliação
do aluno |
Avaliação
do aluno pelo Conselho
de Turma |
Enc.
de Educação |
1.ºSemestre |
⬜
Não
cumpri ⬜
Cumpri
satisfatoriamente ⬜
Cumpri
bem Assinatura
do aluno ____________________ ____
/_____ de 202____ |
⬜
Não
cumpriu ⬜
Cumpriu
satisfatoriamente ⬜
Cumpriu
bem Assinatura
do DT ____________________ ____
/_____ de 202____ |
Tomei
conhecimento ______________________ _____
/______ de 202____ |
Avaliação Intercalar |
⬜
Não
cumpri ⬜
Cumpri
satisfatoriamente ⬜
Cumpri
bem Assinatura
do aluno ____________________ ____
/____ de 202____ |
⬜
Não
cumpriu ⬜
Cumpriu
satisfatoriamente ⬜
Cumpriu
bem Assinatura
do DT ____________________ ____
/_____ de 202____ |
Tomei
conhecimento ______________________ _____
/______ de 202____ |
2.ºSemestre |
⬜
Não
cumpri ⬜
Cumpri
satisfatoriamente ⬜
Cumpri
bem Assinatura
do aluno ____________________ _____
/____ de 202____ |
⬜
Não
cumpriu ⬜
Cumpriu
satisfatoriamente ⬜
Cumpriu
bem Assinatura
do DT ____________________ ____
/_____ de 202____ |
Tomei
conhecimento ______________________ _____
/______ de 202____ |
O(a) Aluno(a) |
Diretor(a) de Turma |
O(a) Encarregado(a) de Educação |
_____________________________ _____
/____ de 202____ |
__________________________________ _____
/______ de 202____ |
__________________________________ _____
/____ de 202____ |
Comentários