Avançar para o conteúdo principal

 


PÓS-CAPITALISMO

 A democracia apenas o é enquanto for um processo em construção. São-no por isso muito pouco – ou já nem sequer o são – as assembleias dos parlamentos há muito adormecidas, sobre um colchão – ou será caixão ? – de formalidades burocráticas e salamaleques sabidos de cor, por funcionários que há muito deixaram de ser militantes. E estas assembleias tanto podem ser as dos parlamentos da “democracia”, dos “marxistas” ou dos “cristãos”.

Acontece que este fenómeno, que é a erosão da quietude, se estende a um universo vasto de questões, no limite, a realidade ela própria. Em letra de poesia, “…tudo é feito de mudança, ganhando sempre novas qualidades”. Ou na voz da plebe: “parar é morrer”.

Abreviando, é por estas e por outras que tenho para mim que, a “democracia” dos “democratas”, o “cristianismo” dos “cristãos” ou o “marxismo” dos “marxistas” não passam hoje de múmias petrificadas suscetíveis de interessar apenas a estudiosos de arqueologia social. Sem prejuízo do que fica dito, deste substrato emanam contudo saberes e referências culturais que, para quem as souber ler, apenas por arrogância intelectual podem ser menosprezadas.

Por tudo isto que me interroguei quando, em entrevista recente – julgo que ao Expresso – a líder do Bloco de Esquerda se reclamou de marxista. Que quis concretamente dizer Catarina Martins?

O pensamento vivo de Paul Mason interpela toda a casta acéfala de burocratas alapados nas mais diversas ideologias (se não for o caso da líder do BE pode ler na mesma). Deixo como sugestão de leitura PÓS-CAPITALISMO.

nelson anjos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Prosperidade Sem Crescimento   “(…) A sociedade defronta-se com um dilema profundo. Resistir ao crescimento é arriscar o colapso económico e social. Persegui-lo incessantemente é pôr em perigo os ecossistemas de que depende a nossa sobrevivência a longo prazo. (…)”        Começa assim o capítulo XII do livro de Tim Jackson, Prosperidade Sem Crescimento – Economia Para um Planeta Finito .        Um New Deal Verde – uma réplica do programa gizado para fazer face à Grande Depressão dos anos 30, do século passado, baseado nos princípios defendidos por Keynes, agora pintados de verde – foi o coelho que ocorreu aos economistas tirar da cartola para fazer face à crise de 2008. Mas desde logo a contradição foi evidente: o crescimento verde … não é verde. Porque continua a ser um modelo de economia assente no crescimento ilimitado, para vigorar num espaço limitado: o planeta Terra.      ...
  Os professores portugueses não sabem ensinar Ricardo Araújo Pereira Expresso – 20 janeiro 2023     Enquanto professora não tenho outro remédio senão concordar com as sábias palavras do Ricardo Araújo Pereira. Assim, o que aqui se propõe é o documento MUSAI – Medidas Universais de Suporte à Aprendizagem e Inclusão, para o aluno João Costa. Peca por tardio, mas, uma vez que nos dias que correm, é praticamente impossível reter alunos (vulgo «chumbar»), consideremos que este aluno se encontra ao nível de um primeiro ciclo do ensino básico. Segue-se o documento:   Rita Anjos           Ano Letivo 2022 / 2023 Monitorização e Avaliação da eficácia das MEDIDAS UNIVERSAIS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E INCLUSÃO - MUSAI (Artigo 20.º do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho)   Nome ...
  A Democracia Local em Portugal        A breve epígrafe, logo na primeira página do livro de António Cândido de Oliveira , anunciando que “ o principal desígnio desta coleção resume-se em duas palavras: pensar livremente ”, e considerando também que o conceito de democracia tem mais a ver com ideias de política do que com aspetos administrativos , no sentido técnico-profissional do termo, levaria a pensar que “ A Democracia Local em Portugal ” não fosse aquilo que o autor fundamentalmente escreveu: um breve resumo comentado de Regulamento de Administração Pública.        A coleção “Ensaios da Fundação” – Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) – de que o volume em apreço é o número 116, bem como outras publicações da FFMS, fora da coleção, abarcam já um vasto leque de temas que, dos que li, me deixaram sempre, uns mais outros menos, a disposição para o elogio. Saúda-se pois o magnífico serviço – é disso que se tr...