Trago este livro, pois foi a última leitura, feita já a algum tempo! Após a sua leitura, e reflexão, levou-me a uma conclusão; a minha conclusão! Não pretendo de forma alguma defender qualquer ideologia política, ou partidária! Se neste reinado, existia a corrupção, os gastos públicos que eram exorbitantes, o país estava à beira da banca rota, temos no seu contexto um regicídio que poderia ter sido evitado. Tinha-mos um rei, mal preparado para a governação, pois nem seu pai, ou avô, o ajudou a compreender o acto da governação e da sua importância! Fez o melhor que soube e rodeou-se de pessoas que tentaram ajudar, outros a afundar mais a sua governação. A sua morte, e a de seu filho, Luís Filipe, conduziu-nos a uma republica inconstante e que não trousse nada de novo a este país... Acabou por nos trazer a ditadura de António Salazar, que durante 40 anos, nos subjugou e nos tornou um povo submisso, mesmo quando clandestinamente, havia quem tudo fizesse para que houvesse a mudança, para a suposta liberdade, que hoje vivemos! Estamos a poucos dias do 25 de Abril, que em 1974, nos deu a liberdade de ver as cores do mundo, em vez do cinza que antes predominava! Contudo, continuamos a ser um país de corruptos, ladrões que esvaziam os bolsos dos que pouco têm; e os que já muito têm, ainda ficam cada vez mais ricos! Uma justiça morosa, e que deixa prescrever casos, imperdoáveis ... O 25 de Abril de 1974, foi feito por Homens de H grande! Houve muitas intempéries, casos inolvidáveis, mas no fundo, ainda não vejo a verdadeira democracia, seja em Portugal, ou pelo Mundo!
Cecília Pedro
Comentários
Mas que dia (ou noite?) tão cinzento Cecília!
Abril foi apenas um ponto de partida. Ou de passagem. A Democracia só faz sentido entendida como um processo, em construção. Permanente. Onde está sempre tudo por fazer. Não se trata de um sofá para descansar ou colchão para dormir.
Que fique no sofá o abril do salário mínimo nacional (SMN). Ou o abril acantonado nas eleições de quatro em quatro anos. Abril mínimo, abril parado, abril precário, abril dos fala-barato de assembleias. Esse abril é tempo de ficar para trás.
Que é como quem diz: tirem Abril deste filme!
nelson anjos